WordPress como plataforma de atendimento
em WordPress

WordPress como plataforma de atendimento

Já escrevemos aqui anteriormente sobre a versatilidade do WordPress. Agora vamos falar sobre WordPress como plataforma de atendimento.

São inúmeras facilidades para você utilizar recursos, plugins e serviços de terceiros, para transformar o seu site, ou mesmo criar uma área específica somente focada em atender melhor os seus clientes.

Entre os benefícios de se criar uma plataforma específica de atendimento separada do seu web site podemos citar: diminuição do suporte direto para sua equipe de atendimento, clientes mais felizes, é bom para o SEO, demonstra que seu produto/serviço recebe atenção, facilita a curva de aprendizado para utilização e resolução de problemas no geral.

Plugins para Helpdesk

Selecionei alguns plugins, não tem jeito, a maioria tem algum custo, mas nada exorbitante.

Plugins de Chat

Plugins de KB ou Base de Conhecimento

Plugins de FAQ – Perguntas Freqüentes

Plugins de agendamento – Booking

Restrição de acesso a conteúdos

Webinar

Screencast

Vídeo conferência

E isso é tudo?

Claro que não. Os plugins são interessantes, mas pense antes de tudo como seus clientes interagem com você? Como eles gostariam de interagir? Que tipo de materiais você tem que disponibilizar a eles?

Sempre dê as ferramentas necessárias aos seus colaboradores, mais treinamento e conhecimento adequado para melhorar a qualidade do suporte oferecido aos seus clientes.

Mas automatize tudo o que puder. Elimine barreiras e disponibilize o conhecimento da maneira mais direta possível.

Claro que você pode resolver criar uma Intranet, eventualmente pode fazer isso com o próprio recurso de páginas do G Suite, aproveitando os recursos de login dos seus usuários de e-mail existentes, ou mesmo com o Buddy Press, em cima do WordPress.

Ainda tem opção de utilizar temas e plugins ao estilo Wiki, como o Yada Wiki.

Ainda, é possível utilizar temas especializados específicos para este fim, como o HelperFlatbase, HelpGuru, SupportDesk, Knowledge Press, e KnowHow.

Dependendo do seu caso, um tema deste tipo pode ser um excelente ponto de partida.

Também recomendo ferramentas de terceiros como o Freshdesk e todos os aplicativos agregados.

Gustavo Tagliassuchi

Gustavo Tagliassuchi é um estudioso da web e seus desdobramentos, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro, blogueiro, consultor e entusiasta do WordPress.

Publicar Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

If you agree to these terms, please click here.